CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS
Nossos cursos são elaborados também para o formato de palestras (exceto matemática financeira) e oficinas e para públicos diversos (estudantes, idosos, indígenas, profissionais, etc.). Quando ministrados na UFPA são gratuitos para todos os interessados.
CONSUMO E CONSUMISMO NA ATUALIDADE – aborda a forma de organização da sociedade capitalista, o objetivo da produção de mercadorias, sua produção crescente e as implicações disso no consumo acelerado e ascendente. Diferencia consumo e consumismo e suas consequências como a oniomania (compulsão por compras). Aplicam-se testes para analisar o grau de dependência de compras e indicam-se caminhos para um consumo planejado e equilibrado.
Carga horária:
Oficina: 4 horas.
Curso: 10 horas.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, vídeos, leituras, discussões em grupo, dinâmicas de grupo e atividades práticas.
COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO FAMILIAR/PESSOAL – busca-se disseminar ferramentas que norteiem a elaboração do orçamento e o planejamento das finanças da pessoa e da família. O que é um orçamento? As especificidades de um orçamento familiar. Partes componentes e etapas do orçamento pessoal e/ou familiar. A resolução de conflitos. O planejamento pessoal/familiar. O alcance dos objetivos e sonhos.
Carga horária:
Oficina: 4 horas.
Curso: 20 horas (16 horas presenciais e 4 horas extraclasse).
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, leituras, discussões em grupo, dinâmicas de grupo e atividades práticas em torno da elaboração do orçamento.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
O QUE É A EDUCAÇÃO FINANCEIRA? (palestra) – apresenta a definição de educação financeira, suas contribuições e as ações em torno da mesma que estão sendo realizadas no Brasil. Também é apresentado o Grupo de Educação Financeira da Amazônia, GEFAM.
Carga horária: 2 horas.
Dinâmica: exposição oral pelo professor(a) com auxílio de data-show e debate com os participantes.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FINANCEIRA (oficina) – considerando-se que a pesquisa-ação pressupõe a ação conjunta de pesquisadores e atores envolvidos no objeto de investigação científica, qual seja, da educação financeira, esta oficina objetiva apresentar instrumentos que viabilizem esta conexão. Aborda-se a definição e os instrumentos da pesquisa-ação e as possibilidades de trabalha-la no campo da educação financeira.
Carga Horária: 4 H
Dinâmica: apresentação oral de slides pela professor(a) e aplicação de testes para identificar o perfil financeiro dos participantes do Curso.
Público: Estudantes e Profissionais de Economia e áreas afins e demais interessados no assunto.
LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E ELABORAÇÃO DE RESUMOS E RESENHAS – Procedimentos necessários a uma boa leitura e estudo; abordagem dos textos científicos; sistematização de leituras e estudos e a realização de resumos e resenhas críticas.
Carga horária:
Curso: 10 horas (8 horas presenciais e 2 horas extraclasse).
Público: estudantes e interessados em geral.
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, vídeos, leituras, discussões em grupo e atividades práticas.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDIMENTOS POPULARES – organizações coletivas empreendimentos populares e a importância de planejar; cooperativismo; o que é um mercado e como funciona; o que é um plano de negócios; como realizar um diagnóstico (sua experiência, seus recursos, análise do mercado, cenários…); definição de objetivos claros e viáveis; o que produzir/ofertar e como fazer; plano de marketing, financeiro e operacional; execução, avaliação e ajustes.
Carga horária:
Curso: 20 horas (15 horas presenciais e 5 horas extraclasse).
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, leituras, discussões em grupo, dinâmicas de grupo e atividades práticas em torno da elaboração do orçamento.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral, tendo como ênfase pessoas que participam de empreendimentos populares/solidários.
COOPERATIVISMO – o que é o cooperativismo: história e atualidade; cooperativismo no Brasil; legislação; experiências de cooperativismo e economia solidária; como organizar uma cooperativa; forma de organização e os desafios das organizações cooperativistas em empreendimentos populares.
Carga horária:
Curso: 20 horas (15 horas presenciais e 5 horas extraclasse).
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, leituras, discussões em grupo, dinâmicas de grupo e atividades práticas em torno da elaboração do orçamento.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral, tendo como ênfase pessoas envolvidas com cooperativas, associações e similares.
USO ADEQUADO DO CARTÃO DE CRÉDITO (palestra) – O que é e como evoluiu o cartão de crédito; consumo e consumismo; dependência do cartão de crédito; taxas e tarifas na utilização do cartão de crédito; como controlar o uso do cartão de crédito.
Carga horária: 2 horas.
Dinâmica: exposição oral pelo professor com auxílio de data-show e debate com os participantes.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
HISTÓRIA DO DINHEIRO – da mercadoria ao cartão de crédito e financeirização da vida.
O que é o dinheiro; como surgiu, sua evolução; surgimento e desenvolvimento do cartão de crédito; globalização e financeirização; consumismo; endividamento pessoal e familiar; como controlar o cartão de crédito e as finanças pessoais.
Carga horária:
Oficina: 4 horas.
Curso: 10 horas (8 horas presenciais e 2 horas extraclasse).
Dinâmica: exposição oral pelo professor, apresentação de slides, leituras, discussões em grupo e atividades práticas.
Público: estudantes, profissionais e interessados em geral.
OUTROS CURSOS E OFICINAS
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS (oficina)
MATEMÁTICA FINANCEIRA (curso)
MATEMÁTICA FINANCEIRA COM USO DA CALCULADORA HP (curso)
SERVIÇOS BANCÁRIOS: UTILIZANDO-OS DE FORMA ADEQUADA
MERCADOS FINANCEIROS: RISCOS E VANTAGENS